segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Edital para seleção de artistas para o projeto Folclorata: Encontro das Culturas Populares de Jequitibá

O Instituto Jardim Cultural torna público o edital “Seleção de artistas para vivências culturais do projeto Folclorata: Encontro das Culturas Populares de Jequitibá/MG”, com a finalidade de definir os artistas/grupos que participarão de um período de vivências culturais junto a comunidades tradicionais do município de Jequitibá, como parte do Projeto “Folclorata: Encontro de Culturas Populares de Jequitibá”. 

O município de Jequitibá/MG, localizado a 118 Km de Belo Horizonte, na região central do estado de Minas Gerais, possui uma grande riqueza cultural imaterial, com inúmeros grupos de cultura popular que preservam manifestações culturais como a Folia de Reis, Congado, Reinado, Batuque de Viola, Pastorinhas, Fim de Capina, Folia de São Sebastião, entre outros. Em consequência da expressividade de suas manifestações culturais, o município foi em 1991 nomeado a 'Capital Mineira do Folclore'. O Festival do Folclore de Jequitibá acontece há 27 anos, reunindo grupos de cultura popular de Minas Gerais e outros estados em apresentações culturais e outras atividades.

O projeto “Folclorata: Encontro das Culturas Populares de Jequitibá” tem por objetivo geral promover a valorização da cultura popular do município de Jequitibá através de um encontro durante três dias nessa cidade, reunindo artistas, mestres, agentes e gestores culturais locais, gestores públicos, turistas e a comunidade local em uma grande troca de experiências e saberes culturais, apresentações artísticas, rodas de conversa com debates acerca das manifestações da cultura popular como patrimônio imaterial do município, oficinas culturais, exibição de vídeos, exposição de fotografia e artesanato, entre outras atividades.

O evento Folclorata: Encontro de Culturas Populares de Jequitibá acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2015, na cidade de Jequitibá, junto ao tradicional Festival de Folclore de Jequitibá, promovido há 27 edições pela Prefeitura Municipal de Jequitibá/MG.
Como parte da preparação do encontro, serão realizadas “Vivências Culturais” entre artistas/grupos selecionados pelo presente edital e os mestres de cultura popular de comunidades tradicionais do município de Jequitibá. As "vivências culturais" consistem em um período de troca de saberes, experiências e fazeres artísticos e culturais entre os mestres e os artistas selecionados. Os "resultados” artísticos e culturais dessas vivências, construídos conjuntamente entre os artistas e as comunidades, serão apresentados durante os três dias de encontro. Este edital visa assim proporcionar aos artistas selecionados, às comunidades e aos mestres tradicionais uma experiência de intercâmbio cultural e artístico, voltados à valorização e à difusão da arte e da cultura popular do município de Jequitibá, considerada a capital mineira do Folclore.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
São as seguintes condições para participação do presente edital de seleção:
- ser artista (individual ou grupo de até 4 integrantes), com atuação comprovada em algumas das seguintes áreas: Música, Teatro, Contação de Histórias, Literatura, Performance e áreas afins;
- Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
- Ter interesse pela cultura popular brasileira e envolvimento pessoal e/ou artístico pela temática;
As inscrições de grupos deverão ser realizadas por um representante, membro do grupo, que deverá informar os nomes dos demais integrantes no formulário.

INSCRIÇÕES
Os artistas deverão preencher o formulário (Anexo I), onde deverão constar seus dados pessoais, currículo e justificativa de interesse em participar do projeto. O formulário deverá ser preenchido conforme orientações abaixo. Deverá ser enviado ao email folcloratajequitiba@gmail.com um arquivo em formato pdf com limite de 5MB contendo comprovantes de atuação na área artística, conforme descrito no presente edital. As inscrições deverão ser realizadas até às 23h59min do dia 18 de agosto de 2015.
Salienta-se que o ato de inscrição implica na automática e plena concordância com os termos do presente edital.

SELEÇÃO
Serão selecionados 5 (cinco) artistas (individuais ou grupos de, no máximo 4 integrantes), dentre as áreas especificadas nesse edital, que tenham interesse em participar das vivências junto aos mestres das comunidades tradicionais de Jequitibá.
A equipe de curadoria do projeto selecionará os artistas de acordo com a análise de currículo, perfil, comprovantes de atuação artística e justificativa de interesse na participação.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A equipe de curadoria do projeto para o presente edital será composta por 5 (cinco) membros, entre artistas, gestores e produtores atuantes no setor cultural e parceiros do Instituto Jardim Cultural, que definirão os artistas a serem selecionados para a participação nas vivências, com base nos seguintes critérios:
- Atuação comprovada por meio de materiais gráficos, matérias de jornais, revistas, sites, blogs, declarações, e outros;
- Envolvimento pessoal e artístico com a temática da cultura popular e a diversidade cultural brasileira;
- Justificativa de interesse na participação no projeto.

EXECUÇÃO DO PROJETO
As Vivências Culturais serão realizadas no período de 08 a 11 de setembro de 2015. Durante esse período os artistas permanecerão na comunidade, participando das atividades da mesma, interagindo com os mestres, trocando experiências, saberes e fazeres artísticos. Ao final das vivências, mestres e grupos das comunidades se apresentarão junto aos artistas no encontro de culturas populares “Folclorata” e 27º Festival de Folclore de Jequitibá. Como contrapartida, o artista/grupo deverá oferecer aos membros da comunidade onde ficará hospedado, uma atividade de formação artística (por exemplo: oficina de música). O evento “Folclorata: Encontro das Culturas Populares de Jequitibá” será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2015, junto ao 27º Festival de Folclore de Jequitibá. A estrutura do evento será montada na região central da cidade, em torno da Lagoa Pedro Saturnino. Cada artista participante se apresentará junto aos mestres e grupos da comunidade onde permaneceu durante as vivências culturais.
Os grupos/mestres que receberão as vivências culturais são:
Mestre Zé Limão (Folia de Reis e Fim de Capina/Povoado Lagoa Trindade), Guarda de Nossa Senhora do Rosário de Dr. Campolina (Congado/Família dos Bianos/Povoado Lagoa Trindade), Grupo Cantadeiras do Souza (Cantigas de Roda e Pastorinhas/Povoado dos Souza/Mestre Marly), Mestre Joaquim Cândido (Encomendação das Almas/Povoado de Raiz/Perobas) e Mestre Sr. Raimundinho (Congado de Nossa Senhora do Rosário//Povoado de Perobas). Em anexo a este edital, há uma breve descrição de cada grupo/comunidade.

RECURSOS OFERECIDOS
O Instituto Jardim Cultural oferecerá aos artistas selecionados:
- Transporte do município de Belo Horizonte/MG ao município de Jequitibá/MG;
- Transporte da cidade de Jequitibá às comunidades onde serão realizadas as vivências;
- Alimentação e hospedagem solidária junto às comunidades que receberão os artistas. O Instituto fornecerá às residências que hospedarão os artistas uma ajuda de custo referente a estas despesas;
- Apoio financeiro no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por artista/grupo selecionado pela apresentação artística no Festival;
- Aos grupos/mestres que receberão os artistas, também será oferecido um apoio financeiro no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).
- As despesas com deslocamento de artistas de outras localidades até Belo Horizonte não serão custeadas por este projeto, ficando sob responsabilidade do próprio artista.

OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS
Ficam definidas como obrigações dos artistas selecionados pelo presente edital:
- Cumprir com a proposição de realização das vivências culturais na comunidade escolhida durante o período estipulado;
- Agir com respeito aos valores e às tradições locais, aos mestres e as regras de convivências estabelecidas pela coordenação do projeto e pelos membros da comunidade;
- Realizar uma apresentação artística durante o evento “Folclorata”, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2015, no município de Jequitibá;
- Realizar, durante o evento, uma roda de conversa aberta ao público, com a temática das vivências culturais, os resultados e experiências adquiridas durante este período. Também participará da roda de conversa, o mestre ou outro membro do grupo/comunidade onde o artista realizou as vivências.
Será assinado um termo de responsabilidade entre cada artista, a instituição proponente e uma liderança da comunidade em questão, visando ao acordo entre as partes envolvidas das condições de participação e convivência, das obrigações das partes. As vivências serão acompanhadas por um produtor local, representando o Instituto Jardim Cultural, que dará o suporte necessário aos artistas e membros da comunidade durante esse período. A participação dos artistas neste projeto deverá ter por base os princípios éticos do respeito mútuo, baseados na não violência, seja esta física, moral ou psicológica, no respeito à diversidade cultural, religiosa e étnica, não sendo toleradas pela coordenação do projeto quaisquer atitudes que venham a ferir tais princípios, as tradições e identidade local ou a legislação brasileira.  

RESULTADOS
Os resultados deste edital de seleção serão amplamente divulgados por meio do site oficial do projeto, páginas nas redes sociais e por email encaminhado aos artistas inscritos. O resultado será divulgado no dia 25 (vinte e cinco) de agosto de 2015 e as vivências culturais nas comunidades terão início no dia 08 de setembro de 2015. A coordenação do projeto entrará em contato com os selecionados e tomará as devidas providências para viabilizar a participação dos artistas. Caso haja alguma desistência, haverá uma lista de espera, em que o próximo da lista será chamado.

DISPOSIÇÕES FINAIS
O encontro de culturas populares de Jequitibá “Folclorata” é uma iniciativa do Instituto Jardim Cultural no âmbito do Programa “Vozes de Mestres”, que visa à valorização dos mestres da cultura popular por meio de encontros e trocas de saberes e experiências artísticas e culturais. O Instituto Jardim Cultural se responsabiliza pela elaboração deste edital e pelo processo de seleção dos artistas para participação no projeto. Dúvidas devem ser encaminhadas aos emails folcloratajequitiba@gmail.com e  anabeatriznp@gmail.com

Belo Horizonte, 10 de agosto de 2015

Demerval Dias Russo
Presidente do Instituto Jardim Cultural


ANEXO I
Formulário de inscrição
Atenção! O formulário descrito abaixo deve ser preenchido através do link http://goo.gl/forms/j6c8huHlHI 

1 - DADOS PESSOAIS E INFORMAÇÕES DE CONTATO:
Nome:
Nome social/artístico:
Data de nascimento:
RG:
CPF:
Endereço:
Email:
Telefone(s):
Perfil Facebook (se houver):
Website (se houver):

2 - DADOS ARTÍSTICOS:
Nome do grupo artístico (se for o caso)
Nomes dos integrantes do grupo (se for o caso)

Área de atuação artística:
(exemplo: Música, Teatro, Performance, etc.)

Local(is) onde atua:

Links sobre o trabalho artístico:
(youtube, facebook, instagram, soundcloud e outros)

3 - PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO:
Comunidade de interesse:
(dentre as comunidades citadas neste edital, indicar se há o interesse do artista em realizar as vivências em uma comunidade/grupo específico. Ver anexo II com descrição de cada comunidade)
(  ) Mestre Zé Limão/Povoado Lagoa Trindade
(  ) Cantadeiras do Souza/Povoado dos Souza
(  ) Guarda de N. S. do Rosário de Dr. Campolina (Congado/Bianos)/Povoado Lagoa Trindade
(  ) Mestre Joaquim Cândido/Povoado de Raiz/Perobas
(  ) Mestre Seu Raimundinho/Povoado de Perobas

Justificativa (máximo 15 linhas):
(explicar aqui sua motivação e interesse em participar das vivências culturais)

Proposta (máximo 15 linhas):
(breve proposta de interação artística do artista com as comunidades tradicionais de Jequitibá)

Currículo Resumido (máximo 10 linhas):


Links:

Observações: enviar como complemento deste formulário um arquivo contendo comprovantes de atuação na área artística ao email folcloratajequitiba@gmail.com



Anexo II
Descrição das comunidades a serem envolvidas nesta edição do projeto
Fonte: Website oficial da Prefeitura Municipal de Jequitibá



POVOADO DE LAGOA TRINDADE (DR. CAMPOLINA)


Mestre Zé Limão:

A Folia de Santos Reis de Doutor Campolina existe desde 1948 na antiga Lagoa da Trindade, no município de Jequitibá em Minas Gerais. Seu Zé Limão e sua folia estão a serviço do ritmo e do batuque com uma batida diferente, mais cadenciada. Assim, a folia pede as reverências ao nascimento e renascimento do menino que traz todos os dias esperanças renovadas ao povo e aos foliões. A apresentação traz, em uma espécie de encenação, os três Reis Magos fardados que dançam e cantam, os batedores de caixa, o porta-bandeira e os cantadores – vozes masculinas em um arranjo que atinge acordes e colocações sofisticadíssimas de forma espontânea, aprendida com os mais velhos. A folia do seu Zé Limão hoje está dividida entre senhores e jovens herdeiros das tradições.


Guarda de Nossa Senhora do Rosário de Dr. Campolina (Família dos Bianos)

A Família dos Bianos localiza-se no Povoado Dr. Campolina, antiga Lagoa Trindade. A família é formada por descendentes de negros escravizados e ocupa terras remanescentes de Quilombo, preservando diversas tradições ancestrais, como a Guarda de Nossa Senhora do Rosário, um importante grupo tradicional do município de Jequitibá.




POVOADO DOS SOUZA


Grupo Cantadeiras do Souza:
Apurando o timbre e a afinação de suas vozes desde pequenas, as seis irmãs e primas da família Souza trazem um nível impressionante de elaboração na harmonização de cantos tradicionais, onde, sem nenhuma formação teórica, desenvolveram a partir de suas tessituras uma sistematização de funções das vozes que aplicam tão sofisticada quanto naturalmente tanto nas peças de catolicismo popular quanto nas cantigas de roda, pastoris e outros gêneros cultivados pela família. (Fonte: A Barca)
O grupo das Cantadeiras do Souza é formado por Marly Maria de Sousa, Raimunda Gonçalves Carvalho, Dejanira Gonçalves Campelo, Marlene Gonçalves de Sousa, Ercy Vicente de Paula e, até 2007, pelo mestre Juvercino, falecido nesse ano com 97 anos1 . A partir de 2001 as Cantadeiras do Souza começaram a atuar fora de Jequitibá, levando a vários estados do Brasil as suas Incelenças de Chuva, as Encomendações das Almas e os cantos para o Bendito da Santa Cruz.
Em parceria com o grupo “A Barca”, as Cantadeiras do Souza gravaram em 2007 o disco “Bendito”, parte da coleção “Turista Aprendiz”, um precioso documento de registo das tradições ancestrais brasileiras.



POVOADO DE PEROBAS

O Povoado de Perobas foi Fundado no ano de 1850 pelas famílias Gomes Ferreira e Pereira Goulart, sendo eles os primeiros moradores. O Povoado recebeu esse nome devido a uma mata fechada existente e uma grande quantidade de madeira chamada Perobas. O surgimento desse lugarejo se deu pela chegada das famílias citadas acima, a partir do momento em que resolveram ali trabalhar, desde então foram chegando outras famílias. Hoje seus moradores tem como fonte de renda principal a agricultura e, dentre as plantações de vários produtos os que mais se destacam são: tomate, quiabo e feijão.
Com o aumento da população e suas crenças os moradores começaram a promover festas na localidade, dentre elas a Festa do Divino e Festa de Nossa Senhora do Rosário. Atualmente os grupos folclóricos existentes são: Grupo do Fim de Capina, Folia de Reis, Folia do Rosário, Folia do Divino e Folia de São Sebastião. Já existiu o grupo de Batuque e o grupo de Cantiga de Roda.

CONGADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO/ PEROBAS
Mestre Raimundinho:
Uma das pessoas que melhor caracteriza o folclore do Povoado de Perobas é o Sr. Raimundo Gomes, mais conhecido como Sr. Raimundinho Caetano. Tradições como o Congado de Nossa Senhora do Rosário e a Folia do Divino Espírito Santo vem sendo passadas de pai para filho desde o bisavô do Senhor Raimundinho que tem mais de 90 anos. Este grupo possui uma grande diversidade em suas apresentações, apresentam Folia de Nossa Senhora do Rosário, de São Sebastião, de Santos Reis, Encomendação das Almas e Final de Capina.

ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS
Mestre Joaquim Cândido
O mestre Joaquim Cândido, também responsável pelas folias, atua no Povoado de Raiz, a poucos quilômetros de Povoado de Perobas. Uma das manifestações tradicionais mantidas pelo Mestre Joaquim Cândido é a Encomendação das Almas, muito tradicional na região de Jequitibá.


Um comentário:

  1. Maravilha! Somente agora vi o edital. Uma pena! Somos um grupo de 04 artistas entre músicos, bailarinos, fotógrafos e patrimônio cultural. Caso o prazo a inscrição seja prorrogado, comuniquem-me por favor.

    ResponderExcluir